Cerimônia de lava-pés marca passagem da Quinta-feira Santa em Joinville

Em 22/04/2014

Cerimônia de lava-pés marca passagem da Quinta-feira Santa em Joinville

A tradicional cerimônia do lava-pés, realizada sempre na Quinta-feira da Semana Santa, marcou as celebrações das comunidades católicas na noite desta quinta (17). Em Joinville, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, no bairro Bucarein, a missa especial começou às 19h30 e reuniu centenas de fiéis no templo. O ato simbólico feito por Jesus ao lavar os pés dos apóstolos foi ministrado pelo padre Silvano da Costa. No encontro, também se destacaram a instituição da Eucaristia e do sacerdócio.

A celebração do lava-pés foi elaborada fazendo referências ao tema da Campanha da Fraternidade 2014, que trata do combate ao tráfico humano. Na representação dos 12 apóstolos, cada fiel simbolizou um tipo de pessoa vítima do tráfico, entre crianças, adolescentes e mulheres que são exploradas, enquanto outros fieis representaram aqueles que atuam contra o crime, como advogados e entidades sociais. Uma corrente simbolizando a necessidade de libertação foi colocada entre o grupo.

Santuário Sagrado Coração de Jesusa ficou lotado durante a cerimônia de Quinta-feira Santa

“Queremos ser solidários com quem está sofrendo o tráfico humano e com quem está na luta contra o tráfico”, comentou o pároco. Durante a ministração, o padre destacou os significados expressos pelo ato de Jesus e suas implicações na vida atual. “Celebramos um gesto que é uma missão. O lava-pés é um mandado de Jesus para sermos presença de Deus na sociedade”, disse. Segundo ele, é importante que o exemplo de Cristo seja levado do discurso à prática por todos. “Pelo nosso testemunho podemos transformar a sociedade”, afirmou.

Na tradição católica, o lava-pés é representado quando o sacerdote lava o pé direito de 12 pessoas, em alusão ao ato de Jesus na Última Ceia. O papel dos cristãos e da igreja e os valores do serviço e da humildade são ressaltados na celebração. Embora mais conhecido no catolicismo, o rito é praticado também por outras igrejas, como os mórmons e os adventistas.

Fonte: Notícias do Dia