Documentação para Sacramentos

batismo

Batismo

O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito, que abre o acesso aos demais sacramentos. Por meio dele, somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão: o batismo é o sacramento da regeneração pela água na palavra. Quando recebemos o sacramento do batismo, transformamo-nos de criaturas para filhos amados de Deus.

primeira-eucaristia

Primeira Eucaristia

Para alimentar a vida que lhe corre nas veias, o homem deve alimentar-se diariamente. Assim também: para alimentar a vida divina da graça, o filho de Deus necessita de um alimento adequado. A Eucaristia é o sacramento através do qual cristo reúne os irmãos à sua mesa para alimentá-los com o pão dos anjos, onde ele, pessoalmente, está presente e se dá como alimento. Na eucaristia, como sacrifício (missa), ele reatualiza o maior ato de amor jamais conhecido: quando morreu por nós. Dá-se como alimento, fica presente em nossos sacrários, para se tornar o amigo de qualquer hora.

crisma

Crisma

O Sacramento da Crisma, que imprime caráter, é o sacramento do Espírito Santo. Ele nos fortalece, nos ilumina para sermos as testemunhas de Cristo pela palavra e pela ação (obras). Toda pessoa crismada deverá ser um evangelizador (Lc 4,18).

matrimonio

Matrimônio

É um dos sete sacramentos da Igreja Católica. É um ato sagrado, indissolúvel, isto é, que não pode ser desfeito, por nenhuma autoridade. Através do sacramento do matrimônio um homem e uma mulher, chamados para a vida familiar, se unem diante de Deus e perante a Igreja para toda a vida. Por ser, o matrimônio, um sacramento, o divórcio não anula, não dissolve o matrimônio católico.
Ao assumirem o matrimônio, os noivos deverão estar plenamente conscientes dos compromissos, obrigações e deveres que assumem até a morte.

catequese-de-adultos

Catequese de Adultos

Uma oportunidade para você que não possui os sacramentos: do Batismo, da Primeira Comunhão e Crisma.
Venha conhecer e se aprofundar na nossa fé católica. Na CATEQUESE DE ADULTOS na Catedral serão abordados os temas: Sagrada Escritura, Tradição, Magistério, Santa Missa, Lectio Divina, Postura Católica, Sacramentos, Sete Dons do Espírito Santo, entre outros.