Notícias em Geral

Em 23/02/2021

JMJ 2023: em Coimbra especial atenção aos estudantes

Rui Saraiva

Em tempo de pandemia e ainda de confinamento geral em Portugal, têm sido as redes digitais a possibilitar o encontro dos jovens que se vão preparando para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023. As estruturas diocesanas de juventude estão a organizar-se com os seus Comités Organizadores Diocesanos (COD).

No som da Agência Ecclesia e na reportagem do jornalista Luís Filipe Santos damos hoje a conhecer o que tem feito a diocese de Coimbra, no centro de Portugal, através do testemunho do responsável diocesano Hugo Monteiro.

Secretariados e movimentos na organização

“Coimbra tem mais encanto na hora da despedida” é o refrão de um dos mais conhecidos fados de Coimbra. Este tipo de música tradicional entre os estudantes universitários de Coimbra terá também o seu lugar na dinâmica diocesana da JMJ para acolher os jovens e ajudar a dar frutos – diz Hugo Monteiro.

Na diocese de Coimbra foi estruturada uma organização para a JMJ 2023 que abarca vários secretariados diocesanos e movimentos. O Comité Organizador Diocesano de Coimbra é independente e aquando da sua formação foi divulgado a toda a diocese.

Já foram lançadas as várias plataformas digitais e nos dias 23 de cada mês há oração na Sé Velha de Coimbra. A escolha do local das orações teve também em conta a proximidade aos estudantes – refere Hugo Monteiro.

Na diocese de Coimbra, no trabalho para a JMJ 2023 tem sido desenvolvida uma especial colaboração com a pastoral universitária.

A JMJ 2023 já tem site, logotipo e atividades nas dioceses portuguesas a cada dia 23. Recentemente foi lançado o hino da Jornada. Uma canção inspirada no tema da JMJ Lisboa 2023: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc.1, 39).

Nas dioceses de Portugal, a JMJ 2023 está a ativar muito trabalho pastoral e disso continuaremos a dar nota nas próximas semanas.

Laudetur Iesus Christus

Fonte: Vatican News

Copyright © 2021 Santuário Sagrado Coração de Jesus . Todos os direitos reservados.