Santuário Sagrado Coração de Jesus
ARTIGOS
04
Out
Décima promessa: "Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos"

Em 04/10/2013

Décima promessa: Confira a reflexão de Padre Joãozinho, scj sobre a décima promessa de Jesus à Santa Margarida Maria, a qual celebramos nesta sexta-feira no Santuário:

“Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.”

Antes de começar a escrever sobre esta promessa fiz uma revisão destes meus dez anos de sacerdócio na Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Na verdade eu nunca tinha prestado muita atenção nessa promessa. Mas ela se cumpriu em cada minuto do meu apostolado. Nestes anos todos fiz muitas canções. Mas nenhuma ficou tão marcada na alma do povo quanto aquela em que o Espírito Santo me inspirou a cantar “Conheço um coração tão manso, humilde e sereno… Jesus manda teu Espírito, para transformar meu coração”. É impossível não ficar emocionado quando chego em um lugar onde nunca estive antes e vejo o povo cantando de cor (que significa “de coração) esta canção que um dia fez parte de meu diálogo solitário com o Coração de Jesus.

Na verdade eu amo muito este Coração humano-divino. Não sei pregar durante cinco minutos sem falar da ternura de Deus que se faz visível, sensível, palpável no Coração de Jesus. Ele é a manifestação mais concreta do amor de Deus por nós. Os frutos são imediatos. A promessa se cumpre. Até os corações mais endurecidos são tocados.

Entre as tarefas que Deus me confiou está a de ser professor de teologia. Posso lhe dizer que é uma tentação muito grande a gente querer entender Deus. Santo Agostinho bem que tentou. Santo Tomás perseguiu esta compreensão a vida toda. Mas o que fez destes homens grandes santos não foi sua preciosa inteligência, mas seu grande amor a Deus. De nada adiantariam teorias sobre Deus. Podem no máximo alimentar nossos debates de escola. Podem preencher nossas aulas. Mas não servem para saciar nossa fome de Deus. Já me aconteceu de preparar uma bela pregação e revestir-me de toda a eloquência e sabedoria… e não aconteceu nada. No máximo as pessoas ficaram com seus ouvidos massageados por belas palavras ou bonitas canções. Quando me coloco nos braços do Bom Pastor, do Coração de Jesus, aí é diferente. A unção supera a inteligência. A eficácia supera a eficiência. O afeto de Deus presente em nossas palavras é imediatamente sentido pela alma do povo.

Você pode estar pensando: – “felizes dos padres que têm nessa promessa uma garantia de eficácia para o seu apostolado. Quisera ter esta força pois já não sei o que faço para tocar o coração endurecido do meu filho, ou do meu marido…”. Escuto esta reclamação todas as semanas. Por isso devo lhe dizer que a Décima Promessa não é só para os padres. É para os sacerdotes. E você sabe que pelo batismo todos nós nos tornamos em Cristo um povo de “sacerdotes, profetas e rei-pastores. Isto daria pano pra manga se quiséssemos explicar tim-tim por tim-tim. Não faltará ocasião. Basta no momento dizer que Jesus é o único e eterno sacerdote: aquele que nos conduz ao Pai. Todos nós somos sacerdotes nele. Acolhidos em seu Coração, aquecidos pelo fogo do Espírito, estamos em viagem de volta para a casa do Pai. Neste caminho cantamos, fazemos a festa da partilha e do perdão. Celebramos. Os padres são os ministros ordenados para manter este povo na unidade. Nossa missão é reger a orquestra. Mas cada um deve tocar seu instrumento.

Portanto consagre as pessoas que você ama ao Sagrado Coração de Jesus. Lembre-se: ele lhe dará o dom de tocar até os corações mais endurecidos. Creia, ame e espere!


Fonte: Canção Nova

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Santuário Sagrado Coração de Jesus
Rua Inácio Bastos, 308 - Bucarein - Joinville/SC
(47) 3455-2204 | 3027-3705 | 99971-7772

Copyright © 2022 Santuário Sagrado Coração de Jesus . Todos os direitos reservados.