Santuário Sagrado Coração de Jesus
Notícias em Geral
20
Jul
Papa envia mensagem para evento sobre esporte no Rio de Janeiro

Em 20/07/2018

Papa envia mensagem para evento sobre esporte no Rio de Janeiro

O Papa Francisco enviou mensagem para o Seminário sobre “Esporte como Ferramenta para o Desenvolvimento Humano, Econômico e Social” animando a todos que continuem promovendo o esporte como exercício da prática da virtude, que ajuda a fomentar o crescimento integral dos seres humanos e no desenvolvimento das comunidades. O evento será realizado dia 25 de agosto com transmissão pela internet.


Em correspondência ao Professor Pedro Trengrouse, Coordenador Acadêmico do curso de Gestão do Esporte da Fundação Getulio Vargas (FGV) com a Federação Internacional de Futebol Associação (FIFA) e o Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES), o Papa Francisco fez questão de invocar as bênçãos do Pai Celestial sobre todos os participantes, reafirmando a certeza de que o esporte não é somente uma forma de entretenimento, mas sobretudo um instrumento para embasar uma cultura do encontro, da fraternidade e da solidariedade, caminho seguro para a construção de um mundo mais pacífico e justo.


Evento será transmitido ao vivo


Inspirada pelo chamado do Papa Francisco na Conferência Esporte e Fé, realizada pelo Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano, em 2016, a Fundação Getulio Vargas, considerada melhor think-tank da América do Sul, realizará no próximo dia 25 de agosto, no Rio de Janeiro, um Seminário sobre Esporte como Ferramenta para o Desenvolvimento Humano, Econômico e Social.


O evento, será transmitido ao vivo pela internet e aberto ao público em geral. Alinhado com Programa Executivo FGV/FIFA/CIES de Aperfeiçoamento em Gestão do Esporte, é oferecido em colaboração com o Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES) e a FIFA, integrante da Rede Universitária Internacional FIFA/CIES, com 16 universidades na América, África, Europa e Oriente Médio: Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Egito, Palestina, Peru, Polônia, Rússia, Senegal, África do Sul, Espanha, Trinidad e Tobago, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.


As palestras


O primeiro painel é sobre Esporte e Fé, com palestra do Monsenhor Melchor, Subsecretário do Pontifício Conselho para a Cultura no Vaticano e responsável pelo Movimento Esporte a Serviço da Humanidade, que inspira todas as organizações e participantes do esporte a viver, pensar e agir de acordo com a Declaração de Princípios do “Esporte ao Serviço da Humanidade”.


No segundo painel: “Esporte e Desenvolvimento Social”, o foco é na explicação para o sucesso da Islândia com esporte dentro e fora de campo. A palestra é do Vidar Halldorsson, PhD., Professor da Universidade da Islândia, Membro do Centro Islandês de Pesquisa e Análise Social, autor de diversas publicações sobre esporte, com destaque para: “O Contexto Social da Excelência no Esporte” e “Esporte na Islândia: como países pequenos alcançam sucesso internacional”.


Ainda palestras com a Embaixadora Vera Cintia Alvarez, Coordenadora Geral de Cooperação Esportiva do Ministério das Relações Exteriores, sobre o “Soft Power do Esporte”; Paulo Wanderley, Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, e Mizael Conrado, Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, sobre o Olimpismo, filosofia de vida que enaltece equilíbrio entre corpo, mente e espírito, tendo como princípios amizade, compreensão mútua, solidariedade e jogo limpo, estimulando a alegria do esforço, bons exemplos e princípios éticos universais, colocando o esporte a serviço do desenvolvimento humano, econômico e social para a construção de um mundo melhor, sem nenhum tipo de discriminação, assegurando a prática esportiva como direito de todos; e vários medalhistas olímpicos como Lars Grael, Ana Moser e Flávio Canto, sobre a responsabilidade social dos atletas.


Fonte: Comunidade Shalom

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Santuário Sagrado Coração de Jesus
Rua Inácio Bastos, 308 - Bucarein - Joinville/SC
(47) 3455-2204

Copyright © 2018 Santuário Sagrado Coração de Jesus . Todos os direitos reservados.