Papa institui Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

Em 10/08/2015

Papa institui Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

A partir do próximo dia 1º de setembro, católicos de todo o mundo vão celebrar, anualmente, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data, anunciada pelo Vaticano nesta segunda-feira, 10, foi instituída pelo Papa Francisco, recordando a contribuição que os cristãos devem dar para a superação da crise ecológica.

Francisco acolhe, assim, a sugestão do Metropolita Ioannis de Pérgamo, da Igreja ortodoxa, cujos fiéis já celebram essa data há tempos. O Papa anunciou a criação da data também na Igreja católica em uma carta enviada ao presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson, e ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Cardeal Kurt Koch.

“Anualmente, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação oferecerá a cada fiel e às comunidades a preciosa oportunidade para renovar a adesão pessoal à própria vocação de guardião da criação”, explica o Papa na carta. Ele destaca que a celebração deste dia, na mesma data, com a Igreja ortodoxa será também uma ocasião para testemunhar a comunhão com os ortodoxos.

Ao Cardeal Turkson, Francisco pede empenho junto às comissões Justiça e Paz das conferências episcopais e organismos comprometidos no âmbito ecológico para organizar iniciativas na celebração da data envolvendo todo o povo de Deus. E ao cardeal Koch, o pedido é que sejam feitos os contatos junto ao Patriarcado Ecumênico para que a data se torne sinal de um caminho percorrido em conjunto pelos que creem em Cristo.

Fonte: Canção Nova