Out
Entrevista - Terço do Homens

Em 30/10/2017

Entrevista - Terço do Homens

Confira a entrevista com José Basso, coordenador do Terço dos Homens que, em outubro, completou três anos de atividades no Santuário.

(JS) Jornal do Santuário: Como surgiu o movimento no Santuário?

(JB) José Basso: Em agosto de 2014, atendemos o apelo do então pároco-reitor, padre Sildo da Costa, scj, para criar um grupo de Terço dos Homens no Santuário. Marcamos uma data para o primeiro encontro e durante alguns domingos fizemos o convite nas missas. Nos encontramos pela primeira vez em 6 de outubro daquele ano, e desde então, oramos e meditamos o santo terço às segundas-feiras, às 18h50, na igreja. Atualmente, nosso movimento conta com a participação de 30 homens (foto).

(JS): Como este movimento acontece na Igreja do mundo inteiro?

(JB): A origem do Terço dos Homens é desconhecida. No exterior, há notícias de grupos pelo menos desde 1912. No Brasil, o Terço dos Homens foi fundado pelo Frei Peregrino, em 1936, no povoado Vila da Providência, em Itabi, Sergipe. Já no Movimento de Schoenstatt, o Terço dos Homens começou pela iniciativa de um pequeno grupo que rezava o terço na rua, enquanto suas esposas participavam das reuniões. Em 2008 começaram as romarias do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Aparecida, que deram um extraordinário impulso ao movimento, com muitas outras iniciativas pelo Brasil.

(JS): Por que os homens têm um movimento/momento específico com Maria?

(JB): Maria é nossa mãe. Cada vez mais os homens são atraídos para as igrejas e para uma vida de oração com devoção e fé. Vale recordar que o santo rosário foi revelado pela Virgem Maria a um homem: São Domingos de Gusmão, o grande propagador desta devoção mariana na Igreja. O homem vê que existe um espaço para ele e então começa a se envolver com as coisas de Deus, primeiramente participando da oração do terço. Nós precisamos de oração, precisamos de Deus. Nossa Senhora irá fazer muito no coração e na alma de todos os homens assim que eles começarem a rezar o terço. Convidamos você, homem, de qualquer idade a ter esse encontro semanal com Maria, no Terço dos Homens.

Terço dos Homens:

toda segunda-feira, às 18h50, na igreja