Santuário Sagrado Coração de Jesus
Notícias da Paróquia
14
Abr
Cerimônia do Domingo de Ramos dá início à Semana Santa

Em 14/04/2014

Cerimônia do Domingo de Ramos dá início à Semana Santa

Para o fiéis católicos a data lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusálem, quando foi aclamado e recebido pelos judeus com ramos de oliveira


Uma semana de paixão começa neste domingo. Paixão pela fé, pela morte de Cristo e, principalmente, pela esperança viva de que ele ressuscitou. O Domingo de Ramos dá início à Semana Santa e lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusálem, quando foi aclamado e recebido pelos judeus com ramos de oliveira. Esse ritual é preservado até hoje pela Igreja Católica, onde os cristãos, através do gesto de oferecer ramos durante a procissão declaram Jesus como rei e Senhor. 


O Domingo de Ramos é carregado de significados, mensagens e lições por trás de cada detalhe da paixão de Cristo. A começar pelo momento em que Jesus, segundo a bíblia, entra em Jerusalém sentado em um jumento. O simbolismo do jumento pode ser uma referência à tradição oriental de que este é um animal da paz, ao contrário do cavalo, que seria um animal de guerra. Portanto, o jumento marca a entrada de Jesus na terra Santa, como um “príncipe da paz” e não um rei guerreiro.

O padre da Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Joinville, Sildo Cesar da Costa, lembra que o Domingo de Ramos também significa o “encontro com Cristo” e que os ramos de oliveira simbolizam sinal de esperança e graça de Deus. “É o momento em que as pessoas reconhecem Jesus como filho de Deus e rei sobre todos”, crê. 

Na paróquia de padre Sildo há múltiplos exemplos de fé e devoção de fiéis, como Maria Aparecida Barbosa, 61 anos, e Luci Azevedo de Olivieira, 54, que guardam os mandamentos e também os ramos da Semana Santa de um ano para o outro. Além dos ramos, Luci coleciona quadros, estátuas e cruzes de todos os tipos, dando exemplo de uma fé que contagia o marido, os três filhos e todo o restante da família, que se considera devota. 


Para Maria Aparecida Barbosa, o Domingo de Ramos é uma data marcante e de meditação. “É o dia de receber Jesus e quando levamos os ramos para casa é como se déssemos acolhida a ele”, reflete ela. Na hora de guardar os ramos, abençoados durante a missa, cada uma tem sua maneira de fazê-lo; Luci prefere conservar os ramos em uma gaveta, não gosta de deixá-los expostos. Já a amiga e colega de trabalho Maria Aparecida deixa os ramos secarem naturalmente em algum canto da casa. Mas em uma coisa elas concordam; o que é sagrado é sagrado e merece valorizado. 

E não há de faltar oportunidade para quem quiser ter um ramo sagrado em casa. A celebração de Domingo de Ramos na Paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, acontece em cinco horários: às 6h30, 8h, 11h30, 17h e 19h, sendo que a benção dos ramos acontece em todas as cerimônias. A proscissão dos ramos será às 9h30.


Fonte: Notícias do Dia

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Santuário Sagrado Coração de Jesus
Rua Inácio Bastos, 308 - Bucarein - Joinville/SC
(47) 3455-2204

Copyright © 2020 Santuário Sagrado Coração de Jesus . Todos os direitos reservados.