Casamentos e Batizados
Casamentos

Em 24/10/2018

Casamentos

Orientações para a celebração do sacramento do Matrimônio no Santuário Sagrado Coração de Jesus

- Reserva de datas para 2019: devido às obras de manutenção do telhado, a agenda para 2019 sofreu alterações. Informe-se com a Secretaria do Santuário: (47) 3455-2204.

- Para 2020, a agenda estará disponível somente a partir de 1º de outubro de 2019

- Para a confirmação, os noivos devem pagar (dinheiro ou cheque) a taxa de horário no ato da reserva:

17h - dizimista R$ 100; não dizimista R$ 300

20h30 - dizimista R$ 150; não dizimista R$ 400

- Para terem direito aos valores para "dizimistas", os noivos devem apresentar o comprovante do dízimo (individual), tendo contribuído ao menos seis meses, indiferente para qual paróquia foi feita a contribuição.

* Casamentos na capela do Lar Abdon Batista

A disponibilidade de datas, valores e demais informações devem ser verificadas diretamente com a administração do Lar, pessoalmente ou pelo telefone (47) 3422-6944. Apenas o processo (documentação, proclames) será efetuado no Santuário.

1- Orientações quanto à documentação:

- Os noivos devem dar entrada ao PROCESSO MATRIMONIAL na Secretaria da paróquia onde será realizado o casamento, ao menos 60 dias antes da celebração do sacramento, apresentando:

- Certidão de Batismo atualizada (3 meses)

- Comprovante do encontro de preparação para a vida matrimonial (Curso de Noivos)

- Comprovante dos sacramentos da Iniciação à Vida Cristã (Eucaristia e Crisma)

- Fotocópia da Certidão de Nascimento (atualizada) e da carteira de identidade

- Comprovante de encaminhamento do casamento civil ou Certidão de Casamento Civil

- Comprovante individual do dízimo de cada um dos noivos

- Comprovante de residência

- Os noivos que casarem em outra paróquia, devem providenciar na sua uma autorização assinada pelo padre, a fim de encaminharem a documentação naquela onde for realizada a celebração.

- No caso de nubentes viúvos: atestado de óbito do cônjuge anterior.

* Após a entrada no processo matrimonial, entraremos em contato para agendar a entrevista com os noivos.

* Casamentos na Capela do Lar Abdon Batista: os noivos devem apresentar na Secretaria uma carta cedida pelo Lar Abdon Batista, assinada pelo Assistente do Matrimônio (padre, diácono ou ministro do matrimônio). Na sexta-feira que antecede o casamento, os noivos devem pegar a documentação na Secretaria do Santuário, e devolver na segunda-feira após o casamento. Fica sob total responsabilidade dos noivos a retirada e devolução da documentação para o Matrimônio.

2- Orientações Pastorais:

- A celebração do sacramento do Matrimônio será realizada de forma solene, alegre e festiva, sem qualquer distinção ou discriminação. A decoração da igreja será a mesma para todas as celebrações do sacramento do Matrimônio, no mesmo dia. Os casais do horário noturno poderão contratar floricultura particular, desde que tudo esteja pronto até 14h.

Obs.: deverá ser colocado um arranjo no chão, em frente ao altal, e outro em frente ao ambão. Estes NÃO poderão ser retirados (informar na Secretaria: qual a floricultura, o telefone e a cor da decoração). Quanto ao tapete, quando este for fino (napa), só poderá ser colocado após a missa das 19h. Para traduzir a alegria da festa e destacar o mistério celebrado, o ambiente deve ser decorado com simplicidade, sobriedade e beleza, sem qualquer tipo de aparato marcado pela ostentação.

- A celebração religiosa só pode ser realizada em igrejas. Não é permitida em salões de clubes, restaurantes, sítios, fazendas, hotéis ou similares.

- A música na celebração do sacramento do matrimônio deve ter caráter litúrgico e ser adequada ao momento. Não correspondem com o momento sagrado melodias e textos adaptados de canções populares, trilhas de filmes ou novelas.

- Os profissionais como fotógrafos, cinegrafistas e cerimonialistas são sempre acolhidos com alegria em nossas igrejas, mas, solicitamos que exerçam o seu trabalho com a devida discrição e cuidado para não desviar a atenção dos noivos e da assembleia. Esses profissionais estão ali para ajudar e colaborar e não para ocupar o lugar do ministro assistente ou para dar ordens.

- A pontualidade é expressão de respeito, boa educação, responsabilidade e exercício de caridade.

- Não é permitido jogar pétalas de rosas, confetes, arroz etc.

3- Taxas de horários, processo (documentação) e ornamentação

- Documentação (processo): dizimista - gratuito / não dizimista - R$ 200

- Transferência de outra paróquia: R$ 50

- Decoração da igreja: consultar valores com a Secretaria (caso os noivos optem por não contratar floricultura particular, deixando a decoração sob responsabilidade do Santuário)

* Valores válidos para 2017/2018, sujeito a alterações.

* Se os noivos convidarem ministro assistente (padre ou diácono) de outra paróquia, deverão arcar com as despesas do mesmo, colaborando com R$ 50 para a espórtula, além das despesas em caso de viagem e hospedagem.

* Em caso de cancelamento do casamento a taxa de horário será devolvida, desde que o mesmo seja feito com antecedência de quatro meses.

Copyright © 2019 Santuário Sagrado Coração de Jesus . Todos os direitos reservados.