Vigília Pascal

Em 31/03/2018

Vigília PascalSábado Santo (31 de março): Vigília Pascal

O Sábado Santo é dia de oração silenciosa e de profunda contemplação junto ao túmulo de Jesus. São horas de solidão e de saudade. É ocasião para acompanhar Nossa Senhora da Soledade e as santas mulheres junto ao túmulo de Jesus, sentindo com elas a medida do amor que Cristo suscita nos corações que o conhecem de perto.

A noite do Sábado Santo é especial e solene. É denominada também como Vigília Pascal. Antigamente era à meia-noite, mas foi antecipada. No entanto, ela não pode começar antes do início da noite e deve terminar antes da aurora do domingo.

É considerada a mãe de todas as santas vigílias. Pois nela a Igreja mantém-se à espera da Ressurreição do Senhor, e celebra-a com os sacramentos da Iniciação Cristã.

Esta noite é "uma vigília em honra do Senhor" (Ex 12,42). Assim ouvindo a advertência de Nosso Senhor no Evangelho (Lc 12,35), aguardamos o retorno do Senhor, tendo nas mãos lâmpadas acesas, para que ao voltar nos encontre vigilantes e nos faça sentar à sua mesa.

A liturgia da Vigília Pascal compõe-se de quatro etapas:

1 – A Liturgia da Luz: nesta primeira etapa, acende-se o Círio Pascal e realiza-se a Bênção do Fogo, que simbolizam Cristo morto e ressuscitado.

2 – Liturgia da Palavra: são cinco leituras de trechos do Antigo Testamento, intercalados por salmos e orações, que é quando a Igreja medita sobre os atos poderosos de Deus na história da salvação da humanidade.

3 – Liturgia Batismal: desde os primeiros séculos da Igreja, o Batismo é fortemente ligado à Páscoa. O nascimento espiritual de novos filhos de Deus através do Sacramento do Batismo. É ligado ao batismo pois é considerado o melhor momento para que os cristãos renovem seus votos batismais.

4 – Liturgia Eucarística: é a tão esperada Comunhão Pascal, na qual rendemos ação de graças a Nosso Senhor por sua Gloriosa Ressurreição, na esperança de que possamos também nós ressurgir como Ele para a vida eterna.

Fonte: Diocese de Joinville