Fev
Para superar a violência, CF 2018 alerta: somos todos irmãos

Em 22/02/2018

Por Pe. Léo Heck, scj

A Campanha da Fraternidade promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acontece todos os anos, desde 1961, e é realizada no período da Quaresma, tendo como intenção chamar a atenção da Igreja e da sociedade para uma determinada situação, propondo assim a caminhada quaresmal de jejum, esmola e oração como um caminho de tomada de consciência, conversão e transformação pessoal e comunitária. Neste ano a Quaresma inicia em 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, quando a todos os fiéis católicos é oferecida a recepção das cinzas sobre suas cabeças, num desejo de renunciar o mal e propósito de praticar o bem, de conversão. O compromisso batismal cristão de sempre se esforçar pela busca e prática do bem, fortalecido pela ação do Espírito Santo, fiel à escuta da Palavra de Deus e na prática dos sacramentos, não pode ser deixado de lado.

Este tempo tem como objetivo geral de “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência”. Ao falar da superação da violência, a Campanha da Fraternidade de 2018 visa trazer presente a reflexão sobre a atmosfera de violência na qual vive o mundo hoje, em especial o Brasil, que é um dos líderes em práticas e em perpetuação de estruturas e sistemas que geram a violência. Ela se propõe também a rezar por aqueles que sofreram violências, bem como convidar a todos para que se unam na superação de toda forma de violência e a lutar por políticas públicas que garantam a paz e a harmonia entre todos. “Convertei-vos e crede no Evangelho” é o convite quaresmal. Fraternidade e superação da violência é o desejo da Campanha da Fraternidade de 2018, visto que “em Cristo somos todos irmãos”.

Como um tempo forte de penitência e de mudança de vida, a Quaresma nos insere no mistério de Cristo, nos possibilitando conversão e retorno àqu’Ele que por nós nasceu, morreu e ressuscitou: Cristo. Desta forma, une-se Quaresma e Campanha da Fraternidade, como tempo de graça, de alegria, tempo de aproximação de Deus e dos irmãos. A Campanha da Fraternidade é um instrumento à disposição e de nossas comunidades, pastorais e movimentos para reflexão, oração e conversão, na busca de nos tirar do indiferentismo, muitas vezes despercebido por nós, nos tornando assim mais fraternos, mais solidários, mais irmãos. Não nos cansemos de trabalhar para que toda forma de violência, de desamor e de exclusão dê lugar à paz, ao perdão e à fraternidade, fazendo assim acontecer entre nós o Reino do Coração de Jesus. “Em Cristo somos todos irmãos”.

Fonte: edição de fevereiro de 2018 do Jornal do Santuário