Popup

Fev
Campanha da Fraternidade 2018

Em 09/02/2018

Campanha da Fraternidade 2018A Campanha da Fraternidade (CF) é promovida todos os anos pela Igreja Católica no Brasil, durante a Quaresma, coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo como objetivo despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade brasileira, em uma problemática que envolve o país em busca da solução para resolvê-la. Neste ano o tema escolhido pela CNBB é “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8). O tema foi aprovado na reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, que aconteceu em setembro de 2016. Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB, afirma que a violência está presente em vários segmentos da sociedade. Seja na rua, dentro de casa, pela condição social, pelo gênero, nos meios de comunicação e até na intolerância das palavras. “Toda violência exclui, toda violência mata”.

O cartaz da Campanha da Fraternidade 2018 mostra um grupo de pessoas de diferentes idades e etnias de mãos dadas, representando a multiplicidade da sociedade brasileira. Especialmente no Ano do Laicato, que teve início na Igreja do Brasil em 26 de novembro, o convite é para que, por meio da CF 2018, reflita-se sobre a problemática da violência, particularmente em como superá-la. Segundo o secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Luís Fernando da Silva, as pessoas que nele formam um círculo e unem as mãos indicam que a superação da violência só será possível a partir da união de todos. “A violência atinge toda a sociedade brasileira em suas múltiplas esferas, o caminho para superar a violência é a fraternidade entre as pessoas que se unem para implementar a cultura da paz”.

Além do cartaz, todo ano a Igreja no Brasil disponibiliza subsídios e materiais para ajudar as comunidades, famílias e cidadãos a vivenciarem o propósito da Campanha. Esses materiais estão à disposição do público no site da Edições CNBB.

Fonte: edição de fevereiro 2018 do Jornal do Santuário

Copyright © 2018 Santuário Sagrado Coração de Jesus . Todos os direitos reservados.