Santuário Sagrado Coração de Jesus
ARTIGOS
27
Fev
Entrevista | Vocação feminina

Em 27/02/2019

Entrevista | Vocação femininaEm comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Jornal do Santuário entrevista a irmã Edena Bittencourt, consagrada pela Fraternidade Mariana do Coração de Jesus, que fica em Nereu Ramos (SC). A instituição foi fundada pelo padre Aloísio Boeing, scj, que hoje está em processo de beatificação pelo Vaticano. A seguir, conheça mais sobre a vocação religiosa feminina.

Jornal do Santuário: Como foi o seu despertar vocacional?
Irmã Edena Bittencourt: eu entrei para a Fraternidade Mariana em 1974, sendo uma das co-fundadoras. À época, era uma bênção a mulher seguir a vida consagrada. Meu avô materno, Antônio Raulino, sempre sonhou com um religioso em sua família. Sou fruto das suas orações e também do seu sacrifício. Em casa, meus pais também sempre viveram e me ensinaram a viver bem a religião, apoiando a minha decisão.

JS: Houve alguma barreira ou impedimento para essa sua decisão?
Irmã Edena: eu nunca fui muito vaidosa. Sempre gostei de viver de um modo mais natural e não tive dificuldades nesse sentido. Viver a vida celibatária foi a minha opção de vida, por isso não considero ter rompido nenhum padrão da sociedade.

JS: Como a vocês vivem a espiritualidade do Coração de Jesus?
Irmã Edena: nós buscamos o amor e a reparação, segundo a expressão do nosso fundador, padre Aloísio Boeing, scj: “esforçar-se para chegar a um amor esponsal ao Coração Eucarístico de Jesus. Ocupar-se continuamente, no coração, com Ele. Não só agir por Ele, mas com Ele. Fazer isso em nome do povo que não ama e não convive com Jesus. Para viver a reparação, usaremos de misericórdia no agir com os nossos irmãos”. Essa união oblativa e esponsal tem uma grande força reparadora, e raízes na experiência de fé de padre Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus.

JS: Qual a função da Fraternidade dentro da congregação dehoniana?
Irmã Edena: nosso fundador pertencia à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus e nos reconhecemos como participantes dessa família. Acima de tudo, somos consagrados a Deus e estamos totalmente a serviço dos irmãos.

JS: Ainda há chamado vocacional às jovens de hoje?
Irmã Edena: sim e para as de ontem também. As mulheres devem buscar a vida consagrada, primeiramente para uma união de vida com Jesus. A partir disso, ouvirão o apelo que o Senhor lhes faz para exercer uma missão junto ao povo. A atividade corresponde sempre ao carisma pessoal, de acordo com o aquilo que o Senhor quiser.

Se você, mulher, sente um chamado à vocação religiosa, entre em contato com a Fraternidade Mariana do Coração de Jesus: (47) 3276-0093.

Fonte: Por Rayana Borba

Compartilhe está Notícia
Indique a um amigo
 
 
Santuário Sagrado Coração de Jesus
Rua Inácio Bastos, 308 - Bucarein - Joinville/SC
(47) 3455-2204

Copyright © 2019 Santuário Sagrado Coração de Jesus . Todos os direitos reservados.